sábado, 28 de abril de 2007

Customizar é:....




Customizar significa adaptar os produtos e processos ao gosto do cliente, visando à satisfação do freguês. A origem da palavra está no inglês "customer", que significa "cliente" não tem nada a ver com "costume". Na Internet, há o emprego de costumizar está em vários sites, mas não está correto.Há também o substantivo customização.
































































































































































































Customizar é unir a arte na moda:
E união de vários processos resultando a obra prima no objeto a ser transformado.


PATCHWORK:é o trabalho nas sobras,retalhos dos tecidos,reciclagem desse material o transformando na junção em várias partes= roupas,em menores adereços a roupas e vários produtos.Esse trabalho em si só é somente PATCHWORK,ele acoplado e adaptado,recriado entra na customização.

tie-dye:é a harmonia de cores naturais no tecido.Para muitos é usar técnicas de tingir com amarrações,para mim é usar liberdade de criar cores com materiais naturais ou gotas de pó de tinta,e criar formas numa tela lisa.Onde o tie dye entra na customização,nas transformação da peça em outras tonalidades,acrescentadas de materiais nobres sobre a cor originada.

Reciclagem:ajuda e muito a customização,pois uni o ato do bem a si mesmo e natureza e ao mundo,transformando peças,objetos descartáveis,em materias que serão inseridos no objeto a ser trabalhado.Ex:pegar uma bijouteria quebrada,transformar ela em pequenos detalhes e colocá-las como adorno nas vestimenta.

Bordado: é o trabalho primoroso e diria muito paciente de unir contas,cristais,miçangas,e formar detalhes em roupas.A customização trabalha nela,quebrando a harmonia do certo,dos detalhes,dando liberdade de recriar o bordado na peça trabalhada.

Enfim,a customização é reciclar,é sustentável,é vida nova,é artesanato,é arte,é junções,é liberdade.Mas uma dica,não é o demais,não é pegar uma peça lisa e amontoar ideias,isso é outra coisa que para meu conceito não é respeito a arte de customizar.

Um comentário: